top of page

Querido Diário "Otávio" - Visita MEC Biblioteca Universitária

Olá pessoal ! Hoje vou contar para vocês um pouco das minhas experiências de receber comissões do MEC nas bibliotecas por onde trabalhei.


Gente, podemos generalizar "um pouco" que a maioria das instituições de ensino só vão mesmo fazer cumprir todas as suas rotinas de trabalhos e deveres quando a data da visita dos avaliadores do MEC está se aproximando.


Sim gente, a maioria deixa de fazer muitas coisas durante o ano pela correria do dia a dia, e muitas vezes pelo esquecimento, mas quando o MEC se aproxima e envia o cronograma do que irá fazer, onde irá visitar, e informa os documentos que irão checar, todos saem na disparada contra o tempo de deixar tudo em dia.




Nós bibliotecárias temos que nos manter atentas à vários fatores, ter sempre em mãos a carteira e o número do nosso registro no Conselho dos Bibliotecários (CRB), temos que apresentar o manual da biblioteca e informar qual horário de funcionamento, quantos funcionários atuam, como funciona nossa rotina de empréstimos e etc. Também não podemos deixar de apresentar uma cópia impressa de nosso acervo separado pela área de conhecimento e apresentando o número total de obras que possuímos.

Muitos avaliadores também pedem uma planilha que expõe as bibliografias básicas e complementares do curso que está sendo avaliado, com o número de títulos e a localização de seus exemplares.


Todas as comissões do MEC são diferentes umas das outras, a cada visita aprendemos algo diferente, alguns avaliadores irão vasculhar tudo, até olhar dentro dos armários e conversar com todos os alunos e salas de aula do curso que está sendo avaliado. Outros avaliadores só irão visitar a biblioteca e ver se realmente possuímos os livros que aparentamos ter para suprir a necessidade dos alunos.




Por isso é sempre bom que haja uma preparação de pelo menos um mês de antecedência da equipe da biblioteca, devemos fazer um check list de tudo que devemos analisar antes da visita dos avaliadores. E para isso é fundamental a consulta no cronograma enviado pelo MEC, e claro, vale aquela pesquisada básica no google dos nomes dos avaliadores, de onde eles vem, e também vale uma visita no Currículo Lates de cada um.


O contato com os colegas bibliotecários que trabalham em outras bibliotecas universitárias é extremamente necessário, tiramos nossas dúvidas, conseguimos nos preparar melhor com base no relato do colega de como foi sua avaliação, por isso o contato com a área e o compartilhamento das informações é primordial !



É isso pessoal, aos colegas bibliotecários que trabalham em universidades aqui fica minhas dicas e o meu boa sorte!


Deixem ai nos comentários se já passaram por alguma avaliação e o que acharam, se tiverem dicas também sobre esse momento comentem ai também.


Beijos!

Posts Recentes
Work from Home - Fifth Harmony
00:0000:00
bottom of page