top of page

Paris: um deleite estético

  • Dil Almeida
  • 18 de set. de 2015
  • 4 min de leitura

Foto Noturna: Vista do Topo da Torre Eiffel

Perfeita por si só, um verdadeiro símbolo do romantismo, do amor e do prazer com a vida. Recomendo vivamente esta viagem para os amantes da arte e da diversidade, pois se trata de uma cidade fascinante. Paris não deixa nada a desejar a toda magia que normalmente a ela se imputa. Vamos deixar aqui algumas dicas, opiniões e falar de como foi experienciar a vida dos parisienses.


CULTURA

Para cada lugar que se olha, há uma forma bela de apreciar a história através de museus, monumentos, arquiteturas, gastronomias, pessoas e cheiros. Cada mínimo detalhe reflete a preservação da cultura parisiense, oferecendo um verdadeiro e inegável deleite estético. Algo bem notável na cidade é sua imensa e, por vezes, indescritível diversidade cultural, com vários povos e uma mistura incrível de línguas, que, para nosso espanto, se traduz em uma boa comunicação entre parisienses e turistas. Tal diversidade oferece o contexto para se experienciar de maneira ainda mais marcante uma harmonia reveladora de um único e sutil encanto.


INFRAESTRUTURA

De outro lado, para onde quisermos nos deslocar, ali estarão as linhas múltiplas e emaranhadas dos metrôs, trens e ônibus, que te levam a qualquer lugar imaginável. (para isso o turista pode adquirir o bilhete PARIS VISITE, que lhe dará passagem livre por até 5 dias às zonas 1, 2, 3, 4 e 5 do metrô, além de todas as linhas de trens, cuja imensa extensão permite conhecer quase que a totalidade da cidade de PARIS) . Para visitar os incontáveis museus aí vai outra boa DICA: adquira também o passaporte PARIS MUSEUM PASS que é válido por 6 dias. Esse passaporte permite a entrada na maior parte dos museus de Paris com ótimo custo x benefício para quem pretende visitar mais de 3 museus em sua estadia.


ARTE

Uma das experiências mais marcantes que nenhum turista pode deixar de ter é a visita ao famoso MUSEU LOUVRE. É necessário destacar o seu imenso acervo, que abrange muitos aspectos da arte mundial, desde a arte antiga até a contemporânea, com espaço para a arte de diversas culturas e povos. É de se dar especial destaque também à coleção de pinturas renascentistas do museu. Sobretudo, é claro, a Monalisa, de Leonardo Da Vinci! Todos loucos para tirarem self’s diante dela (E é preciso ser persistente para conseguir). Não podemos nos esquecer de mencionar também o MUSEU D’ORSAY, que possui em seu acervo obras magníficas de pintores da escola impressionista como Monet e Renoir, além, é claro, de obras igualmente incríveis também de outras escolas, como, por exemplo, a realista, com pinturas retratistas que nos deixam pasmos, pensando: “isso é uma fotografia ou uma pintura?” tamanha a perfeição nos detalhes...


Outro lugar perfeito é o CASTELO DE VERSALLES, repleto de obras de arte e peças decorativas da realeza francesa e cujo JARDIM pode ser igualmente considerado como uma verdadeira obra de arte natural. Seus complexos e imensos labirintos, repleto de esculturas, estátuas, plantas e flores... Simplesmente arrebatador! No jardim tudo exala vida e beleza, regada por audições de belíssimas peças de música clássica, que ecoam por entre as flores e folhas, transportando o contemplador, como se este estivesse em um túnel do tempo, diretamente para aquela época. (Você vai se sentir uma Maria Antonieta).


MONUMENTOS

Não me canso de elogiar e de encontrar atributos incríveis para toda e qualquer parte da cidade de Paris. Seus monumentos são a personificação do esplendor e glória da França. Os franceses têm muito orgulho de fazer parte de um mundo de grandes conquistas.

Minha maior paixão, assim como a de uma multidão de pessoas foi a sublime TORRE EIFFEL que, não importa a Estação do Ano, e nem a hora do dia, permanece sedutora e pode ser considerada como o exato símbolo da cidade. Faca um tour 360º pela torre clicando aqui.


Mas, ainda podemos destacar diversos outros monumentos como o Arco do Triunfo, o Pantheon, o próprio Louvre e sua pirâmide, sem mencionar a imponência de igrejas como a Sacre Cour e a Catedral de Notre Dame, monumentos que, independentemente de crenças particulares, convida cada um de nós a refletir sobre o papel da espiritualidade no ocidente.


GASTRONOMIA

A comida parisiense é uma experiência que não se pode esquecer. Seus sabores e cheiros são bem peculiares e convidativos. Merecem especial atenção os famosos e excêntricos BISTRÔS E CAFÉS, que são característicos da cidade. Neles, parisienses e turistas, sozinhos ou acompanhados, sentam-se, quase sempre do lado de fora do estabelecimento, para apreciar o desenrolar da vida comum nas ruas da cidade, segurando, elegantemente, em uma das mãos o seu cigarro e na outra uma delicada taça de vinho.



Gostaríamos, enfim, de destacar a atenção e o carinho que os franceses têm para com os brasileiros. Diferente do que se fala sobre os franceses, acerca de serem um tanto ásperos com os turistas, nós brasileiros somos tratados com uma alegria imensa. Em todos os monumentos, museus e cafés que frequentamos, eles nos atenderam com um enorme sorriso no rosto, sempre exclamando “Brasil?!”. E daí, vocês já podem imaginar as palavrinhas-chave que nos representam (brincadeirinha...) - samba, futebol, caipirinha, praia etc. e tal.

Eu super-recomendo a visita a este país belo e encantador, pronto para nos presentear com peculiares experiências de deleite estético e com coisas que apenas o contato com outras culturas pode proporcionar.


Viva a diversidade e o amor. Viva a França.

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Work from Home - Fifth Harmony
00:0000:00
bottom of page